Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Úlcera - Úlcera de pressão e estado nutricional

Avaliam que a nutrição inadequada afeta o sistema corporal, podendo levar a perda de peso, além de ser um dos fatores mais relevantes na etiologia das ulceras de pressão.
Foram identificados que as proteínas sendo nutrientes relacionados como sistema imunológico acarreta lesões de pele e músculo, além de dificultar o processo de reparação dos tecidos lesados.
Encontraram que em deficiência de vitaminas ocorre interferência no processo de cicatrização, além de haver diminuição na síntese de colágeno e elastina, ocasionando maior prejuízo aos portadores de doenças crônicas.
Avaliam que a restrição ao leite, a incontinência urinária ou fecal ou ainda uma nutrição deficiente podem colocar o individuo em risco para a ulcera de pressão.
Encontraram que o rompimento da estrutura normal da pele em pacientes, bem como o comprometimento de sua função caracteriza a ulcera de pressão.
Informaram que o estado nutricional do cliente é essencial para obtenção de dados relacionados ao risco de integridade diminuída da pele.
Concluíram que as alterações do estado nutricional e risco para a presença da ulcera de pressão podem ser mais freqüentes em pacientes hospitalizados, tratados no domicilio ou em centros de reabilitação e portadores de doenças crônicas.

Um comentário:

  1. Olá, sou Ac. de Enfermagem pela Ulbra-MAo, gostei muito do blog de vcs.Vocês podem me dizer se ha algum estudo sobre ulceras por pressão e pacientes imunossuprimidos???

    ResponderExcluir