Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Climatério

         O climatério se apresenta como fenômeno fisiológico decorrente do esgotamento dos folículos ovarianos que ocorre em todas as mulheres. Representa a transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva, com conseqüências sistêmicas e potencialmente patológicas. Designado também de “menopausa”.
         O climatério é o período que abrange a fase em que os hormônios ovarianos e gonadotróficos hipofisários deixam de ser fabricados progressivamente. Caracteriza-se por amenorréia e ou ciclos menstruais irregulares, até cessarem completamente. A alteração hormonal não é abrupta, acontece gradualmente de forma regressiva e pode levar anos, acarretando alterações físicas, biológicas e psíquicas importantes, afetando a qualidade de vida da mulher.
          Os principais sintomas são: ondas de calor na face e pescoço "fogachos", sudorese noturna, insônia, suores repentinos, sangramentos irregulares, cefaléias, alterações vasomotoras e psicoemocionais, atrofia vaginal, instabilidade conjugal afetada pela insegurança feminina. Estes variam de uma mulher para outra, ocasionados pelos distúrbios hormonais femininos "estrogênios e progesterona", e é importante saber que nem todas as mulheres reagem igualmente a este novo período de sua vida, definido como: "mudança de vida".
           Os profissionais ativos têm conhecimentos para contribuir com a abordagem e conseqüentemente oferecer orientações que possam facilitar o enfrentamento neste período de alterações biopsicossociais. A enfermagem tem entre suas metas a preocupação de reduzir ou evitar às tensões biofísicas (dor, náuseas, frio, calor) e psicossociais (ansiedade, medo, pânico) das pessoas que ingressam no sistema de atendimento a saúde.
            A assistência de enfermagem deve ser direcionada para possibilitar a intervenção da equipe de saúde com maior segurança e eficácia, perpassando a maioria das ações desenvolvidas como parte integrante dos serviços de atenção à mulher.
           O atendimento das mulheres no climatério objetiva o alívio sintomatológico e os aspectos de prevenção de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares, osteopenia e osteoporose, além do rastreamento do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário