Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Como age a cocaína

A cocaína é uma das drogas mais consumidas atualmente no mundo. Ela age inibindo a remoção do excesso de dopamina para o interior da célula: com mais dopamina circulante no cérebro, o usuário tem a sensação de prazer exacerbada. No entanto, o acumulo de dopamina no tecido cerebral pode provocar a morte das células, acarretando danos ao sistema nervoso central. 
 Uma das células produtoras de dopamina é o neurônio dopaminérgico. Foi realizada uma pesquisa na USP-SP sobre a ação da cocaína nessas células. No estudo foi exposto colônias de células dopaminérgicas à droga. Foi observado que a expressão do NF-KB aumentou nas células expostas à droga e que, quando usado os inibidores dessa substancia, a morte celular aumentou. Esses resultados sugerem que o NF-KB pode ter um papel de proteção nessas células. (Afirma a pesquisadora Lucilia B. Lepsch). 
Saber mais sobre a ação da cocaína pode, no futuro levar ao desenvolvimento de melhores tratamentos para dependentes ou para pessoas que já tiveram o tecido cerebral comprometido pelo uso da droga.

Fonte: Revista Hoje, Vol: 42 - Julho 2008 Nº: 250

Um comentário:

  1. Adorei o texto a Escolha... Sei que no escuro da noite é o momento que mais se precisa de ajuda. parabéns !

    ResponderExcluir