Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

sábado, 1 de maio de 2010

Quelóide

Um quelóide é um caso especial de cicatriz. São lesões fibroelásticas, avermelhadas, escuras, rosadas e as vezes brilhantes, com formato de corcova. Podem ocorrer na cicatrização de qualquer lesão da pele e até mesmo espontaneamente. Geralmente crescem, e apesar de inofensivas, não contagiosas e indolores, as lesões podem se tornar um problema estético importante.

Quelóides são formados dentro de tecidos enferidados. O colágeno no tratamento de feridas tende a deixar a área da cicatriz muito maior, muitas vezes produzindo uma protuberância maior do que a cicatriz original.

Embora comumente estejam em locais de lesão prévia (acidental ou cirúrgica) os quelóides podem ocorrer espontaneamente. Podem ocorrer no local de um pircing,nas orelhas, sobrancelhas, tronco e outros locais. Também podem ocorrer em lesões da pele provocadas por doenças, como varicela, (catapora) ou acne,assim como em lesões repetitivas por roupas, abrasões e infecções.

O quelóide não regride, e quando excisado (retirado cirurgicamente) tende a recorrer. Ocorre igualmente em ambos sexos embora seja relatado incidência maior, dentre os jovens, nas do sexo feminino, provavelmente refletindo uma maior frequência do uso de brincos. Indivíduos negros têm cinqüenta vezes mais quelóides que os de outras etnias em geral.

A cicatriz hipertrófica é diferente do queloide. A malha de compressão (em casos de queimaduras) ajuda a não formar a cicatriz hipertrófica e o quelóide. A cicatriz hipertrófica é um desordenamento das fibras de colágeno, e o queloide é uma produção exagerada de fibras de colágeno. Já existem pomadas que "amolecem" o quelóide e depois o cirurgião corta o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário