Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

vitamina k

A Vitamina k,pode ser dividida em k1,k2,e vitamina k3,a mesma é uma vitamina anti-hemorragica,a sua ação é conhecida com fator importante na coagulação do sangue,em animais como no homem a vitamina k nao exerce atividade farmacolgica,quando sadios,porém tanto no homem como em animais,apresentando sua deficiência,a filoquinona(vitamina k).
A vitamina k e encontrada nas fontes:no fígado,gema de ovo,vegetais folhosos verde escuros(espinafre,couve-folha,alface,oleos vegetais).Adeficiência da vitamina k é o incremento da tendencia da hemorragia,esquimoses,epistaxes,hemorragias intestinais,hemorragia pós-operatória,assim como hematuria são comuns,sendo que a hemorragia craniana pode ocorrer.A carênciaem adultos é extremamente raras e pode ser a consequências de doenças em que exista má formação do fígado ,má absorção intestinal,alteração da flora intestinal ou desnitrição,a carência se manifesta por tendência do sangramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário