Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Endometriose

O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação. A endometriose ocorre quando o endométrio, ou seja, o tecido que reveste a cavidade uterina, implanta-se fora do útero. Pode acometer mulheres a partir da primeira até a última menstruação, com média de diagnóstico por volta dos 30 anos.
Apesar de não caracterizar uma doença maligna, a endometriose se comporta de modo parecido com o câncer, no sentido de que as células crescem fora de seu lugar habitual, Embora, na maioria das vezes, esse crescimento não tenha conseqüências letais, acaba provocando muitos incômodos.
Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas, septo reto-vaginal, trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga, e parede da pélvis.

Nos sintomas a grande maioria das mulheres tem dismenorréia, ou seja, cólica menstrual, dor que pode ainda manifestar-se durante a relação sexual, além desses, podem estar presentes a dificuldade para engravidar e alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação.

O diagnóstico de suspeita da endometriose é feito através da história clínica, ultra-som endovaginal especializado, exame ginecológico, e marcadores, exames de laboratório. Atenção especial deve ser dada ao exame de toque, fundamental no diagnóstico da endometriose profunda.

No tratamento para os casos iniciais, é possível compor um tratamento clínico com a pílula anticoncepcional combinada ou só com progesterona. Além disso, é de fundamental importância a prática de exercícios físicos e trabalhar a parte emocional da paciente, em virtude da influência que o estresse e a ansiedade exercem sobre a doença. Para os casos de doença avançada, o tratamento é sempre cirúrgico e seguido de complementação clínica.

Um comentário:

  1. Prezado Dr.

    Imagine um livro de sua autoria abordando assunto de sua especialidade
    sem se preocupar com elaboração do conteúdo.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma,
    sendo também ferramenta para fidelizar e gerar novos pacientes,
    entre outros benefícios.
    Sou escritor por encomenda e editor com 38 anos de experiência e
    posso desenvolver o trabalho no local ou a distância
    com agilidade e custo bem razoável, inclusive texto para blog.
    Para ver exemplos de livros que escrevi, inclusive na área médica,
    solicite pelo Zap 19 99217-7849
    Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger

    ResponderExcluir