Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Gota

É uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. A idade em que ocorre o pico de início da gota é entre os 40 e os 50 anos no homem e após os 60 anos na mulher. É importante saber que nem todas as pessoas que estiverem com a taxa de ácido úrico elevado (hiperucemia) serão portadoras de gota.
Na maioria das vezes, o primeiro sintoma é um inchaço do dedo grande do pé acompanhado de dor forte. A primeira crise pode durar de 3 a 10 dias, e após este período o paciente volta a levar uma vida normal, o que geralmente faz com que ele não procure ajuda médica imediata.
Alguns medicamentos como diuréticos e o ácido acetilsalicílico podem levar à diminuição da excreção renal do ácido úrico e a ausência congênita de um mecanismo enzimático responsável pela excreção do ácido úrico pelos rins são algumas causas que levam a gota.

Só é possível fazer o diagnóstico de gota na primeira crise se forem encontrados cristais de ácido úrico no líquido aspirado da articulação. Um exame de raio-X pode ajudar a definir o quadro.

Não há cura definitiva para a gota, como ambas as causas são genéticas, o tratamento não é definitivo, mas geralmente são indicados dieta e medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue. O paciente que não se trata pode ter suas articulações deformadas e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões, articulações e bursas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário