Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Câncer de Pele


A pele é o maior órgão do corpo humano.É dividida em duas camadas:uma externa ,a epiderme,e outra interna,a derme.A pele protege o corpo contra o calor,a luz e as infecções.Ela é tambem resposável pela regulação da temperatura do corpo bem como pela reserva de água,vitamina D, e gordura.
As neoplasias cutâneas estão relacionadas a alguns fatores de risco,como o quimico(arsênico),a radiação ionizante,processo irritativo crônico e principalmente aos raios ultravioletas do sol.
O câncer de pele é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos sendo relativamente raro em crianças e negros,com exeção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias.Indivíduos de pele clara,sensível á ação de raios solares,ou com doenças cutâneas prévias são as principais vitimas de câncer de pele.Os negros normalmente têm câncer de pelenas regiões palmares e plantares.
Como a pele é um órgão heterogêneo,esse tipo de câncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens.Os mais frequêntes são:carcinoma basocelular,responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele,o carcinoma epidermóide com 25% dos casos de melanoma,detectado em 4% dos pacientes.Felizmente o carcinoma basocelular,mais frequênte,é também o menos agressivo.Esse tipo e o carcinoma epidermóide são também chamados de câncer de pele não melanoma,enquanto o melanoma e outros tipos,com origem nos melanócitos,são dennminados de câncer de pele melanoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário