Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tendinite


É a inflamação dos tendões causada por fatores mecânicos ou químicos. O primeiro caso decorre de sobrecarga, esforços prolongados e repetitivos, já o segundo ocorre por desidratação, alimentação incorreta e presença de toxinas no organismo. Esse tipo de inflamação é originário de traumatismos repetidos, esforço exacerbado onde pode haver inclusive, ruptura dos tendões ou até ser parte da manifestação de outras doenças como artrite reumatóide, esclerose sistêmica, gota etc.
Os sintomas se manifesta primeiramente com dores, há também inchaço ficando muitas vezes os tendões visíveis sob a pele em forma de cordões avermelhados e dolorosos. Postura antálgica para se locomover, espessamento do tendão, apalpação, flexibilidade passiva da unidade músculotendinosa mantida, contração ativa etc.

O diagnóstico da tendinite começa com histórico médico e exame físico. O Raio-x não mostra tendões, mas pode ser útil para eliminar problemas ósseos e artrite. No caso de tendão lacerado, o raio-x pode ajudar a identificar qual tendão foi afetado. A ressonância magnética também pode ser usada para confirmar rompimento total ou parcial. Teste com injeção anestésica é outra forma de diagnosticar tendinite.

O tratamento consiste no uso de antiinflamatórios. O repouso e a fisioterapia são essenciais.


Tendinites mais comuns:

1. Supraespinhoso
2. Aquiles
3. Síndrome de Fricção da Banda iliotibial
4. Epicondilite lateral
5. Tibial posterior
6. Tendinite penoneal
7. Tendinite do púbis (adutor)
8. Tendinite do ligamento patelar (joelho do saltador)
9. Tendinite iliopsoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário