É um estado, no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro, e o fornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos.
As principais causas da anemia ferropriva são: Insuficiente ingestão de alimentos fontes de ferro; Insuficiente absorção de ferro ingerido devido a problemas alimentares; momentos biológicos como gravidez e crescimento; enfermidades tais como síndrome da má absorção, verminoses, doenças gastrointestinais, miomas, ou quaisquer outras enfermidades que causam hemorragias, ocasionando perdas progressivas de ferro.
Anemia ferropriva é caracterizada por palidez, fadiga e fraqueza. Uma vez que a anemia por deficiência de ferro tende a desenvolver-se lentamente, ocorre adaptação e a doença geralmente fica sem ser reconhecida por algum tempo.
No tratamento, se a causa for deficiência de ferro na dieta, suplementação pode corrigir a anemia. Caso a pessoa tiver problemas na absorção de ferro, pode ser necessária a administração parenteral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário