Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Anemia ferropriva


É um estado, no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro, e o fornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos.

As principais causas da anemia ferropriva são: Insuficiente ingestão de alimentos fontes de ferro; Insuficiente absorção de ferro ingerido devido a problemas alimentares; momentos biológicos como gravidez e crescimento; enfermidades tais como síndrome da má absorção, verminoses, doenças gastrointestinais, miomas, ou quaisquer outras enfermidades que causam hemorragias, ocasionando perdas progressivas de ferro.

Anemia ferropriva é caracterizada por palidez, fadiga e fraqueza. Uma vez que a anemia por deficiência de ferro tende a desenvolver-se lentamente, ocorre adaptação e a doença geralmente fica sem ser reconhecida por algum tempo.

No tratamento, se a causa for deficiência de ferro na dieta, suplementação pode corrigir a anemia. Caso a pessoa tiver problemas na absorção de ferro, pode ser necessária a administração parenteral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário