É uma proliferação local de clones celulares atípicos, sem causa aparente, de crescimento excessivo, progressivo e ilimitado, incoordenado e autônomo, irreversível, e com tendência a perda de diferenciação celular.
CARACTERÍSTICAS:
●Progressividade - Crescimento tecidual excessivo e incoordenado, e de intensidade progressiva.
●Independência - Ausência da resposta aos mecanismos de controle. Autonomia.
●Irreversibilidade - Ausência de dependência da continuidade do estímulo.
COMPORTAMENTO:
Dependendo do comprometimento orgânico e geral produzidos pela neoplasia, ela é classificada em:
* Benigna - geralmente pouco agressiva e relativamente inofensiva (relação semelhante à das hiperplasias com o organismo hospedeiro);
* Maligna - muito agressiva, representando uma ameaça potencial à vida (relação semelhante à dos parasitos com o organismo hospedeiro).
* Potencialmente malignos, ou de malignidade duvidosa - são neoplasias cuja classificação em benigno ou maligno é muito difícil, tanto por se tratar de neoplasias com características benignas e malignas simultaneamente, quanto por poderem se tratar de neoplasias benignas em franco processo de malignização.
É importante considerar que a agressividade/malignidade pode variar, inclusive com a ocorrência de neoplasias histologicamente malignas e clinicamente se comportando como benignas (e vice - versa). Um outro aspecto que se deve ter sempre em mente é que mesmo uma neoplasia benigna pode evoluir negativamente para o êxito letal
* Localização em órgãos vitais - mesmo uma neoplasia benigna, de crescimento lento, circunscrito e absolutamente desprovido de capacidade invasiva, quando localizada dentro do crânio, ou no coração ou na aorta, acabam por determinar complicações tais (atrofia compressiva de órgãos essenciais, obstrução de fluxos fisiológicos, e predisposição às infecções) que freqüentemente levam à morte.
* Disendocrinias - uma neoplasia de glândulas endócrinas, mesmo de comportamento benigno (as neoplasias malignas raramente são bastante diferenciadas para secretar hormônios, e com freqüência levam a hiposecreção) pode acarretar inúmeros problemas para o organismo, em virtude de hipersecreção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário