Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Broncopneumonia

É um processo inflamatório agudo ou crônico que envolve brônquios, bronquíolos, alvéolos e parênquima pulmonar. Usualmente provocada por doenças, tais como: bronquite, coqueluche, difteria, erisipela, febre tifóide, sarampo e varíola. é acompanhada de febre alta, dores no corpo, falta de ar, tosse compulsiva e expectoração por vezes acompanhada de sangue.
Os agentes responsáveis são: Staphylococcus, Streptococcus e H.Influenza Consolidação em placas, usualmente bilateral e atinge mais os lobos inferiores. As complicações são: Abscesso, Empiema e Disseminação. Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contacto do ar com o sangue. Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
O tratamento feito com, antibioticoterapia, antiinflamatório, fluidoterapia, broncodilatadores, expectorante, antipirético e complexo vitamínico.

Deve-se evitar alimentos e bebidas geladas, produtos derivados de cacau, lacticínios alimentos gordos, ambientes úmidos e com pó e também consumir abundantemente mel, geléia real e pró polis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário