Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Influenza H1N1

O Ministério da Saúde lançou a campanha informativa sobre a influenza (H1N1) com a mensagem: Gripe. Quanto mais prevenção, mais proteção. O objetivo é orientar e incentivar a população a cultivar hábitos de higiene, principalmente para se prevenir da gripe pandêmica. A campanha será dividida em três etapas.


Vacinação ultrapassa 40 milhões de brasileiros




Menores de 2 anos e profissionais de saúde superam a cobertura de 96%, enquanto 68% das gestantes se imunizaram. Quem perdeu prazo pode se vacinar até 7 de maio


Menores de 2 anos e profissionais de saúde superam a cobertura de 96%, enquanto 68% das gestantes se imunizaram. Quem perdeu prazo pode se vacinar até 7 de maio

A estratégia de vacinação contra a gripe H1N1 avançou rapidamente nos últimos dias. Às 13h20 desta quarta-feira, o Ministério da Saúde registrou 40 milhões de pessoas vacinadas. Esse número corresponde a 64% das pessoas das etapas convocadas até o momento. Até o final da estratégia, no dia 21 de maio, a meta é vacinar pelo menos 72,8 milhões de pessoas — 80% do público-alvo, que é de 91 milhões.

Se levarmos em conta os públicos-alvos, já foram vacinadas 68% das grávidas ( 2 milhões), que podem se imunizar até o final da campanha. Além disso, a cobertura dos doentes crônicos chegou a 64,3% (10,8 milhões de pessoas), e a dos jovens de 20 a 29 atingiu 61% (21,5 milhões).

A campanha foi prorrogada até 7 de maio para as etapas convocadas até o momento: portadores de doenças crônicas, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos e pessoas de 20 a 29 anos. A quinta e última etapa, para pessoas de 30 a 39 anos, terá início em 10 de maio.
IDOSOS – Os idosos com doenças crônicas de todo o país podem tomar a vacina contra H1N1 desde o último dia 24. Para as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, no entanto, o Ministério da Saúde, recomenda que esperem o início da Campanha de Vacinação do Idoso contra a gripe comum, no dia 8 de maio, porque assim será necessário somente um deslocamento até a unidade de saúde.
Informações do Ministério da Sáude






Enfermeira(o) " num termo cientifico"


Não anda, deambula.
Não muda de posição, troca de decúbito.
Não se acha, tem disposição para o auto-conceito melhorado.
Não se apaixona, tem reações químicas induzidas pelas respostas emocionais.
Não dorme, tem queda de consciência.
Não dá mole, oferece apoio emocional.
Não lava as mãos, faz anti-sepsia.
Não bébe, aumenta a ingesta hídrica.
Não chora, produz secreções lacrimais.
Não dá conselho, faz orientação.
Não fica triste, tem campo de energia perturbado.
Não faz xixi, tem micção espontânea.
Não fofoca, faz anamnese.
Não cai, tem queda da própria altura.
Não tem insônia, tem padrão de sono perturbado.
Não tem desejo sexual, tem aumento da libido.
Não tem TPM, tem síndrome do stress por mudança.
Não se acha feia, tem baixa auto-estima situacional.
Não se machuca, tem integridade da pele prejudicada.
Não usa dicionário, usa o NANDA!

Célula -Tronco

As Células-Tronco, também conhecidas como célula-mãe ou, erradamente, como células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido aminiótico. Nesse último local, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado norte-americano da Caroline do Norte, noticiada pela imprensa mundial nos primeiros dias de 2007.

Hemorragia

Hemorragia ou sangramento é a perda de sangue do sistema circulatório. A resposta inicial do sistema cardio-respiratorio à perda aguda de sangue é um mecanismo compensatório, isto é, ocorre vasoconstrição cutânea, muscular e visceral, para tentar manter o fluxo sanguíneo para os rins, coração e cérebro, órgãos mais importantes para a manutenção da vida. Ocorre também um aumento da freqüência cardíaca para tentar manter o débito cardíaco. Assim, a traquicardia é muitas vezes o primeiro sinal de choque hipovôlemico. Como as catecolaminas provocam um aumento da resistência vascular periférica, a pressão diastólica tende a aumentar, ficando mais próxima da pressão sistólica. A liberação de outros hormônios nesta fase faz com que a pessoa fique extremamente pálida, com o coração disparado (taquicardia), e com o pulso fino e difícil de palpar (a pressão de pulso é dada pela diferença entre a pressão sistólica e diastólica). Apesar de todo este mecanismo compensatório, existe um limite além do qual o organismo entra em falência. Pessoas vítimas de traumas com perdas sanguíneas importantes e que demoram para receber socorro médico podem ter isquémia temporária dos tecidos, com a liberação de substâncias típicas do metabolismo anaérobio (sem utilização de oxigênio). Permanecendo mais tempo ocorre a falta de energia para manter a membrana celular normal e o gradiente elétrico. A célula, não suportando mais a isquémia, inicia a rotura de lissosomos e a auto digestão celular. O sódio e a água entram na célula, com edema celular. Também pode ocorrer depósito intracelular de cálcio. Não sendo revertido o processo ocorre finalmente a morte.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fibrose Cística

A fibrose cística é causada por uma mutação no gene chamado regulador de condutância trasmenbranar de fibrose cística (CFTR). Esse gene intervém na produção do suoar , dos sucos digestivos e dos mucos. Apesar de a maioria das pessoas não afetadas possuírem duas cópias funcionais do gene, somente uma é necessária para impedir o desenvolvimento da fibrose cística. A doença se desenvolve quando nenhum dos genes atua normalmente. Portanto, a fibrose cística é considerada uma doença autossomica ressesiva.

A FC é mais comum entre caucasianos e asquenazes; uma em 25 pessoas descendentes de europeus carrega um gene para fibrose cística. Aproximadamente 30 000 americanos possuem FC, fazendo desta uma das doenças hereditárias mais comuns. Indivíduos com fibrose cística podem ser diagnosticados antes do nascimento através do exame genético ou no princípio da infância pelo teste do suor. Não há cura para a FC e a maioria dos portadores morrem ainda jovens — muitos entre os 20 e 30 anos por insuficiência respiratória. Ultimamente tem-se recorrido ao transplante de pulmão para conter o avanço da doença.

Fibrose é a formação ou desenvolvimento em excesso de em um órgão ou tecido como processo reparativo ou reativo, com a formação de tecido fibroso como um constituinte normal de um órgão ou tecido.

Doenças relacionadas com a Fibrose:

Fibrose cistica dos pâncreas e pulmões

Tuberculose pode causar fibrose nos pulmões

Fibrose mediastínica

Fibrose retroperitoneal

Fiobrose ploriferativa

Cirrose pode causar fobrose no fígado

Fibrose pulmonar idiopática



vitamina k

A Vitamina k,pode ser dividida em k1,k2,e vitamina k3,a mesma é uma vitamina anti-hemorragica,a sua ação é conhecida com fator importante na coagulação do sangue,em animais como no homem a vitamina k nao exerce atividade farmacolgica,quando sadios,porém tanto no homem como em animais,apresentando sua deficiência,a filoquinona(vitamina k).
A vitamina k e encontrada nas fontes:no fígado,gema de ovo,vegetais folhosos verde escuros(espinafre,couve-folha,alface,oleos vegetais).Adeficiência da vitamina k é o incremento da tendencia da hemorragia,esquimoses,epistaxes,hemorragias intestinais,hemorragia pós-operatória,assim como hematuria são comuns,sendo que a hemorragia craniana pode ocorrer.A carênciaem adultos é extremamente raras e pode ser a consequências de doenças em que exista má formação do fígado ,má absorção intestinal,alteração da flora intestinal ou desnitrição,a carência se manifesta por tendência do sangramento.

Tiamina, Vitamina B1


Funções: Desempenha papel importante no ciclo da pentose fosfato, além de auxiliar a síntese de ribose, encontrada no DNA e RNA e outros nucleotídeos. Trabalhos recentes mostram que a tiamina potencializa a ação da acetilcolina por inibir a ação da acetilcolinesterase.

Fontes Alimentares: É encontrada tanto em alimentos de origem animal como vegetal, incluindo legumes, raízes, leite, vísceras, pescado, sendo que do ovo só a gema a contém. Os principais vegetais fontes de tiamina são: Amendoim, cereais o gérmen de trigo e cereais integrais.

Absorção/Metabolismo: A tiamina é absorvida no TGI principalmente na parte superior do duodeno, podendo também ser encontrada na região distal do intestino após ingestão de grandes doses. Depois de absorvida ela é levada para o fígado através da circulação portal, onde parte volta ao lúmen com a bile. Quando administradas em doses elevadas parte da tiamina não é absorvida sendo secretada pela mucosa intestinal aparecendo nas fezes. Em indivíduos normais a absorção é limitada de 8-15mg por dia; porém indivíduos alcoólatras apresentam deficiência na absorção da tiamina.

A tiamina é encontrada nas células como monofosfato ou pirofosfato e distribuída em todos os tecidos e as mais altas concentrações estão no fígado, cérebro, rim e coração. A meia vida da tiamina no organismo é de 9,5 e 19,5 dias, sendo eliminada em sua maior parte pela urina principalmente durante a noite.

Carência/Deficiência: Pode ser apresentada na sua forma branda ou crônica acompanhada de deficiência de todo o grupo do complexo B. A deficiência mais grave conhecida é o beribéri.

Os principais sintomas da avitaminose relacionada com a tiamina estão associados principalmente com o sistema nervoso e cardiovascular.

Na forma infantil o beribéri é resultado de baixos teores de tiamina no leite materno. Inicia-se aronexia, vômitos, insônia, palidez, agitação, além de outros sinais como edema de face e extremidades, oligúria, convulsões podendo evoluir para morte ou forma crônica.

Em adultos e crianças com maior idade, o beribéri apresenta classicamente três tipos: O subagudo no qual evidencia-se alterações nos reflexos tendinosos e paresias, sendo essa a forma mais comum; o segundo é seco, atrofico que caracteriza-se pela cronicidade atingindo etilistas e idosos e o terceiro grupo é o tipo agudo, úmido fulminante, porem mais raro. Os sintomas mais comuns são taquicardia ritmo galope, dispnéia, ICC, edema resultante de hipoproteinemia que apresenta mais um fato para a diminuição da função cardíaca, podendo ocorrer também polineuropatia acompanhada de fraqueza, prisão de ventre, paralisia principalmente das pernas com diminuição ou ausência de reações motoras e sensitivas.

Aprendendo com Caça-palavras

A TIAMINA atua em nosso organismo estimulando o APETITE, no desenvolvimento do CORPO, bom funcionamento do SISTEMA NERVOSO, músculos e coração. Desempenha papel importante no ciclo da PENTOSE fosfato. É encontrada em grande número de ALIMENTOS, tanto de origem ANIMAL como VEGETAL, incluindo legumes, raízes, leite, vísceras e CEREAIS. É absorvida por transporte ativo no meio ácido do DUODENO. A carência desta vitamina na alimentação humana pode conduzir à AVITAMINOSE, apresentando diferentes quadros clínicos, incluindo a Síndrome de WERNICKE-KORSAKOFF e o BERIBÉRI.

Q G K P O Q C E R E A I S G T E M O F T U F A M O
W R C Z R B K E C S J P C B C M N Q U V X P O W B
E R X L E S O N I M A T I V A F I F V G E K M A S
R X H S S N D M M Z H E U G S S Z Q P T W U T K I
N M B R A O C N B F W W J E O K C O I S C P C M S
I X M E I N D W N E T V Q C M H Y T J S Z C D V T
C P A X R K S B W W I K X A F A E Z Q S G L A I E
K D K F L I F K B A A P Q P H N N Z E U T R I K M
E A H U B E B H X S M J W G J A N G S A F D I D A
K T K J F L T E X V I N Q J E F B M O N Q U A J N
O K Z O P N Z Q R F N M D B N O P R M A P O Q B E
R M E L M Z N A N I A J I H Y V D M X E M D R M R
S D S A D P Y A B O U I T E U E G H L A T E G E V
A P D M C L S B K S N D T R E K E W U Q S N A E O
K E P H A A L H A N B G Z V Y S C T W G J O T L S
O T F U G D G I N B X V F C K Q O J D D Z Y E U O
F K A L I M E N T O S D S O R Y W T Z I J K R P L
F H R B K C H W B O E I G R F I K E N Z C U H G Y
B K R I O J A F F M S F D P Q F S F C E S C L O M
A N I M A L X X D Y X Z W O U E L J M C P Z V A O