Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Trombose.

Trombo significa coágulo sanguíeo. Trombose é a formação ou desenvolvimento de um trombo, pode ocorrer em uma veia situada na superfície corporal, logo abaixo da pele. Nessa localização é chamada de tromboflebite superficial ou apenas flebite. Quando o trombo se forma em veias profundas, no interior dos músculos, caracteriza a trombose venosa profunda ou TVP, em qualquer localização o trombo irá provocar uma inflamação na veia, podendo permaneçer restrito ao local inicial de formação, ou se estender ao longo da mesma, provocando sua obstrução parcial ou total.
PORQUE O SANGUE COAGULA DENTRO DAS VEIAS?
Nosso corpo é dotado de mecanismos que mantém contante seu equilibrio, no sangue a fatores que favorecem a coagulação do sangue,chamados procoagulantes e fatores que inibem a formação de coágulos, chamados anticoagulantes, responsáveis pela manutenção do sangue em estado líquido; quando ocorre um desequilíbrio em favor dos procoagulantes, desencadeia a formação do trombo.
Os fatores que favorecem a coagulação são classificadoe em três grupos:
1- Estase: Que é a estagnação do sangue dentro da veia ,isto ocorre durante a inatividade prolongada ,tal como permaneçer sentada por longo período de tempo.
2-Traumatismo na veia: Qualquer fator que provoque lesão na fina e lisa camada interna da veia tais como trauma, introdução de medicação venosa, cateterismo, etc.
3-Coagulação fácil ou Estado de hipercoagulabilidade: Situação em que hà um desequilibrio em favor de fatores procoagulantes. Isto pode ocorrer durante a gravidez,nas cinco primeiras semanas do pós- parto, uso de anticoncepsionais orais, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário