Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

segunda-feira, 22 de março de 2010

HEPATITE A


É adquirida através da boca e multiplica-se no fígado, sendo depois eliminado pelas fezes. A pessoa infectada elimina vírus nas fezes ainda durante o período de incubação, ou seja, quando ainda não tem sintomas e não sabe que está doente. Assim, a transmissão do vírus da hepatite A faz-se principalmente pessoa a pessoa, por via fecal-oral, e através da ingestão de água e alimentos contaminados. A transmissão do vírus da hepatite A por via sexual ou através do sangue é rara.

SINTOMAS: Mal-estar; falta de forças, náuseas, diminuição do apetite, dores de barriga e febre. Mais tarde na evolução da doença surge a icterícia, isto é, a pele e os olhos ficam amarelados.

DIAGNOSTICO: feito mediante a realização de análises ao sangue, que permitem avaliar o “estado” do fígado e identificar qual o vírus que está a causar a hepatite.

TRATAMENTO: Recomenda-se: repouso e uma dieta equilibrada. Como o fígado está inflamado, perde a capacidade de transformar medicamentos e alguns podem tornar-se, nesta situação, tóxicos e agravar a doença. Não se deve, por isso, tomar medicamentos exceto se receitados pelo médico.

PREVENÇÃO: higiene individual e coletiva. A hepatite A possui uma vacina. Indicada a “todos os suscetíveis à doença, particularmente, crianças e adolescentes bem como os portadores de doenças imunodepressoras, que são as cardiopatias, pneumopatias, complicações renais e AIDS”. Profissionais de saúde e da educação, principalmente, em áreas onde a enfermidade é mais comum, também devem receber a dose. A vacinação contra esta forma de hepatite não está no programa oficial do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário