Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Hiperemia

É o aumento do volume de sangue em um determinado local do organismo pode ser:
-Ativa ou arterial:
Que é o aumento do fluxo;
-Hiperemia Passiva:
Na insuficiência cardíaca direita temos uma falência do ventriculo, que mesmo depois da contração permanece com sangue no interior. O fluxo vindo da diástase encontra o ventriculo parcialmente cheio,e se acumula,indo em direção contrária(congestão) pode ocorrer tambem popr obstrução(cirrose retendo sangue so sistema porta);
-Hiperemia Ativa:
Exercícios aumenta o fluxo sanguineo para os músculos ,durante a digestão também a aumento do fluxo,em traumatismo também há o aumento do fluxopor liberação de histamina, serotonina.OBS: Não existe substrato morfológico de hiperemia ativa, pois não fica sangue nas veias quando tiramos uma amostra de tecido.
A manifestação nos órgãos é o aumento de volume, tanto na hiperemia ativa, quanto na passiva, pelo maior fluxo de sangue. Observamos cor avermelhada na pele em ambos os tipos de hiperemia (em órgãos internos pode não ocorrer). Quando temos cianose na hiperemia passiva o sangue fica mais escuro. Ja na hiperemia ativa temos o aumento da temperatura, pois aumenta o fluxo nos vasos, mas aperda de calor continua a mesma. Na passiva a temperatura fica estável ou diminui.
Hiperemia reativa pode ser observada na ascite, que é o acúmulo de líquidos na cavidade abdominal, com compressão de vasos abdominais. Quando hà uma retirada brusca desta ascite, diminui a volemia e hà uma dilatação dos vasos com aumento de permeabilidade vascular, reconstituindo a ascite. Não se pode descomprimir subitamenteesses vasos e a ascite deve ser retirada aos poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário