Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Amiloidose

A amiloidose representa um grupo de doenças que tem em comum a deposição no intertício de material protéico fibrilar, a substância amilóide, possui caracteristicas fisíco-químicas e tintorias particulares. As repercussões clinicas da amiloidose dependem da sua intensidade, de modo geral, a depósição e lenta e assintomática so dando manisfestações após grandes acúmulos. As principais repercusões são síndromes renais ou hepáticas e arritmias cardiacas ,ja que no coração os depositos comprometem, com frequência, o sistema de condução. Os depositos amilóides são representados por material amorfo e acidófilo que se deposita no interticio, comprimindo e hipertrofiando as células.
Nos orgãos e tecidos, a substância amilóide deposita-se formando massas de tamanho variado, no fígado, nos rins, no baço e no coração, quando a deposição é muito intensa, os órgãos atingidos podem apresentar alterações macroscópicas. O fígado aumenta de volume e peso, fica com a consistência aumentada, no rim a aumento de volume, de peso e da consistência, no baço a o aumento de volume e peso e aspecto micronodular (baço em sagu) ou homogéneo na superfície de corte.
A amiloidose pode ser classificada:
Sistêmica ou localizada, primária (quando não tem causa conhecida) ou secundária (provocada por uma doença) pode ainda ser hereditária (quando condicionada por um fator genético conhecido). A patogênese é complexa e a ainda mal conhecida, a natureza das protéinas amilóides, cada uma delas se origina de um percussor que sofre modificações, nao parece que o fator principal seja a produção exessiva de um percussor ,ja que nas inflamações crônicas, normalmente existe produção de grande quantidade de SAA, mas apenas uma porcentagem de pacientes desenvolve amiloidose, isso sugere que deve haver algum distúrbio no mecanismo de demolição normal da SAA, o que é feito normalmente pelos macrófagos. Nas amiloidoses secundárias a discrasia de células plasmáticas, há produção de grande quantidade de cadeia leve monoclonal, mas só alguns pacientes desenvolvem amiloidose; é possível que estes tenham defeitos nos mecanismos normais de metabolização dessas cadeias leves. Nas amiloidoses familiares, há produção de transtiretina anormal (codificada por um gene mutado), a qual origina a amilóide. Conclui-se, portanto que na patogênese da amiloidose, ha estimulos para a produção de um percusor que, após modificações se acumula em um orgão (amiloidose localizada) ou vai para a circulação e através dela, deposita-se em diversos locais (amiloidose sistêmica).

14 comentários:

  1. Bom dia! Gostaria de saber se há algum tratamento na medicina ortomolecular ou outro tipo de tratamento natural para a amiloidose cutânea. Obrigada.
    nome: Fernanda Carvalho
    e-mail: jef.forever@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Assim como a Fernanda gostaria de saber onde posso fazer tratamento para o meu caso que é Amiloidose cutânea.
    e-mail.terezaonodera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. também gostaria de saber onde fazer um tratamento
    e como fazer para Amiloidose cutânea.
    e-mail.claudia.knupp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Descobri agora que tenho amiloidose cutânea e fiquei muito preocupada, nas minhas andanças pra descobrir o que tenho passei por um alergista e ele me receitou uma pomada chamada Desanol que aliviou bastante a coceira que eu sentia... Vou agora voltar ao medico que me pediu a biopsia e descobrir mais sobre essa doença. gracinhagyn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. cris..fiz biopsia com suspeita de amiloidose cutania e nao deu nada ..mais em obs pediu q se continuasse no caso so a mancha escura na barriga repetiria a biopsia e eu nao sei o q fazer ??pois nao quero fazer outra vez essa intervençao...peço q alguem me oriente??desde de já agradeço!!

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE SABER TAMBÉM QUAL MÉDICO PROCURAR PARA FAZER O TRATAMENTO DESSA DOÊNÇA.MEU E-MAIL sandropereira1901@hotmail.com,MUITO OBRIGADO ESPERO POR FAVOR UMA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa fazer acompanhamento com dermatologista.

      Excluir
    2. Você precisa fazer acompanhamento com dermatologista.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. GOSTARIA DE SABER SE É PRECISO FAZER UMA BIOPSIA? e-mail sandropereira1901@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. desenvolvi a amiloidose cutânea a 14 anos, logo apos a gravidez, vivo em dermato e passando várias pomadas, mas não vejo resultado. junto com a amiloidose vem um ressecamento de pele muito grande. Gostaria de saber se relação desses fatores na doença e qual o tratamento mais adequado.
    agradeço
    silvana10vieira@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. TENHO AMILOIDOSE A MAIS DE 10ANOS, NA COXA E ATE COXA, E COCA MTO, DA VONTADE DE ARRANCAR BA UNHA. UMA MANCHA FEIA ESCURA Q ME CAUSA VERGONHA ATE AO ESTAR DESPEIDO FRENTE ALGUMA PESSOA. JA FIZ APLICAOES MAS NAO RESOLVE. ALGUEM SABE DE ALGO Q MELHORE!

    ResponderExcluir
  11. Por que vc nao procura a ajuda do Professor Jaime Bruning? O site dele é http://www.jaimebruning.com.br Ele tem vários vídeos no YOUTUBE. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Acho que tenho esse tipo de alergia cm faço pra averiguar melhor que médico posso procurar eu não intendo muito do assunto alguém pra me responder faz 5 anos que estou assim!!!!!

    ResponderExcluir