Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Hemofilia










É uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX.

Existem dois tipos de hemofilia: A e B.

Hemofilia A: Ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue.

Hemofilia B: Ocorre por deficiência do fator IX.

Os principais sintomas são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimentos e as articulações mais comprometidas costumam ser joelho, tornozelo e cotovelo. Nos quadros graves e moderados, os sangramentos repetem-se espontaneamente e nos quadros leves, o sangramento ocorre em situações como cirurgias, extração de dentes e traumas.

O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue que mede a dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sangüínea.

O tratamento consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Paciente com hemofilia A recebe a molécula do fator VIII, e com hemofilia B, a molécula do fator IX. Quanto mais precoce for o início do tratamento, menores serão as seqüelas que deixarão os sangramentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário