Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Pigmentações

Denomina-se pigmentação ao processo de formação ou acumulo,normal ou patológico de pigmentos em certos locais do organismo.pigmentação patológica pode representar o resultado de alteração bioquimicas pronunciadas, sendo o acúmulo ou redução de determinados pigmentos, um dos aspectos mais marcantes em varias doenças. Grande número de pigmentos origana-se de substâncias sintetizadas pelo proprio organismo: São os pigmentos ENDÓGENOS outros denominados de pigmentos EXÓGENOS .
Os exógenos são formados no exterior e por via respirtória, digestiva ou parenteral, penetram e depositam-se em diversos orgãos.
Já a pigmentação endógena pode ser derivados da hemoglobina ou pigmentos hemoglobínicos, melanina, ácido homogentísico e lipofuscina. As pigmentaçãoes exógenas, as partículas depositam-se, em geral nos pontos de primeiro contato como as mucosas ou a pele, ai podem ficar retidas ou ser eliminadas ou transportadas para outros locais pela circulação linfática ou sanguínea ou pelos macrófagos.

Dos pigmentos inalados, o mais furequente é o carvão. sua deposição causa a anttacose encontrada nos fumantes, alguns pigmentos exógenos: antracose, argiria, crisíase, tatuagem, esses são os mais comuns, cada um encontrado em um determinado lugar do meio externo e em determinados lugares dentro do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário