Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

domingo, 28 de março de 2010

Calcificação Patológica

Constitui um processo mórbido de origem nas alterações metabólicas celulares, essas alterações induzem uma deposição anormal de sais de cálcio e outros sais minerais heterotopicamente, ou seja em locais onde não é comum a sua deposição, a calcificação patológica é definida por se localizar fora do tecido ósseo ou dental em situações de alteração de homeostase e da morfostase.
-Calcificação Distrófica
: Se relaciona com areas que sofreram agressões e que apresentam estágios avançados de lesões celulares irreversiveis ou necrosados, é comum observar a calcificação distrófica nas paredes vasculares de individuos senis com aterosclerose cujo o processo se caracteriza por presença de necrose no endótelio vascular devido a deposição de placas de eteroma. A patogenia da calcificação distrófica não estar bem estabelecida, estudiosos acham que são os fatores que regulam as calcificações normais como a teoria dos sabões aplicavel para a aterosclerose, esses fatores geralmente implicam a formação exagerada ou a secreção aumentada de fustão de cálcio e carbonato de cálcio, os quais são responsáveis pela formação inicial dos núcleos de calcificação.
-Fosfatase Alcalina

-Alcalinidade

-Presença de Proteinas Extracelulares

-Calcificação Metastática
: Quando ocorre um aumento anormal do teor de cálcio no sangue (hipercalcemia). não necessitando de uma lesão prévia,t al aumento causa a precipitação do ion cálcio ao se unir com o fosfato. Esse processo pode ocorrer em diversos tecidos do corpo, chegando a comprometer suas funções. Tanto na calcificação distrófica como na metastática, o cálcio precipitado é visto mais na forma de fosfatos, calculos de bilirrubina de cálcio são presentes na vesícula biliar e de carbonato ou oxalato de cálcio nas calculoses renais.

2 comentários: