Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

terça-feira, 2 de março de 2010

Doença Hepática Alcoólica

O fígado é um órgão particularmente susceptível aos danos provocados pelo álcool, pois ele é o principal sítio de metabolização desta substância no organismo.
A doença hepática alcoólica é uma das conseqüências clínicas mais graves do uso crônico do álcool. Os sintomas relacionados à lesão hepática provocada pelo álcool podem não aparecer até que esta seja realmente extensa.
O consumo intenso e crônico do álcool predispõe à doença hepática em indivíduos susceptíveis. Contudo, o fato de apenas uma proporção destes indivíduos desenvolverem hepatite ou cirrose, indica a importância de outros fatores como a hereditariedade, gênero, dieta e outras formas de doenças do fígado influenciando o risco para a doença hepática alcoólica.
A maior parte das lesões hepáticas causadas pelo álcool são atribuídas ao metabolismo do álcool e seus produtos de metabolização.

Tipos de lesões hepáticas provocadas pelo álcool em indivíduos que fazem uso abusivo do álcool as doenças hepáticas mais encontradas são:
Esteatose alcoólica (fígado gorduroso). A deposição de gordura ocorre em quase todos os indivíduos que fazem uso abusivo e freqüente do álcool. Contudo, é uma condição clínica que também pode ocorrer em indivíduos não alcoolistas, após um único episódio de uso abusivo do álcool. A esteatose corresponde ao primeiro estágio da doença hepática alcoólica.
Hepatite alcoólica: esta condição implica em uma inflamação e/ou destruição do tecido hepático. A hepatite alcoólica ocorre em aproximadamente 50% dos usuários freqüentes do álcool.
Cirrose alcoólica: É uma forma avançada de doença hepática decorrente de um dano progressivo das células hepáticas. A cirrose costuma ser diagnosticada em 15 a 30 % dos usuários crônicos e abusivos do álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário