Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Diverticulite


É uma doença comum do intestino, particularmente o intestino grosso, que se desenvolve da diverticulose, a qual envolve a formação de bolsas (divertículo) no exterior do cólon. A diverticulite acontece se uma dessas bolsas fica inflamada. Ela afeta mais freqüentemente pessoas de meia idade e idosas, porém pode ocorrer em pacientes mais jovens também.
Algumas vezes o divertículo inflamado pode causar o estreitamento do intestino, ocasionado obstrução. Ainda, a parte afetada do cólon pode aderir à bexiga, ou outro órgão na área pélvica, causando uma fístula, ou comunicação anormal entre o cólon e um órgão adjacente.
Uma dieta com poucas fibras alimentares, particularmente as fibras não solúveis, predispõe a pessoa à diverticulite. Acredita-se que o bloqueio mecânico de um divertículo, possivelmente por pedaços de fezes, ocasiona a inflamação do divertículo.
O diagnostico é realizado pela tomografia computadorizada, pelo exame de ultra-som e por uma colonoscopia ou enema opaco.
O episódio inicial de diverticulite aguda é geralmente tratado com manejo médico conservador, incluindo descanso do intestino (não ingerir nada pela boca) e antibióticos de largo espectro. Entretanto, ataques agudos recorrentes, ou complicações como peritonite, abscessos ou fístula, podem requerer cirurgia. Pacientes que recebem alta são colocados em dieta rica em fibras, pois há evidência que isso diminua a taxa de recorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário