Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Lupus Eritematoso Sistêmico (LES)

É uma doença crônica auto-imune de causa desconhecida, onde acontecem alterações fundamentais no sistema imunológico da pessoa, atingindo predominantemente mulheres. Uma pessoa que tem LES desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células normais, podendo consequentemente afetar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. A palavra lúpus deriva da palavra latina para lobo e refere-se à característica erupção cutânea semelhante a uma borboleta que surge no rosto, recordando aos médicos as marcas brancas que existem no focinho de um lobo. Em grego, eritematoso significa vermelho, pelo que se refere à vermelhidão da erupção cutânea. O Lupus varia enormemente de um paciente para outro, de casos simples que exigem intervenções médicas mínimas, a casos significativos com danos a órgãos vitais como pulmão, coração, rim e cérebro.

O diagnóstico de LES é efetuado com base numa combinação de sintomas, sinais, resultados de exames e após outras doenças terem sido excluídas. Para ajudar a distinguir o lúpus das outras doenças, os médicos da Associação Americana de Reumatismo estabeleceram uma lista de 11 critérios que, quando em conjunto, apontam para LES. O doente deve ter o mínimo de 4 destas 11 características, em qualquer momento, deste o início da doença.

1- Mancha "asa borboleta" (vermelhidão característica no nariz e face)

2- Lesões na pele (usualmente em áreas expostas ao sol)

3- Sensibilidade ao sol e luz (lesões após a exposição de raios ultravioletas A e B)

4- Úlceras orais (recorrentes na boca e nariz)

5- Artrite (inflamação de duas ou mais juntas periféricas, com dor, inchaço ou fluído)

6- Serosite (inflamação do revestimento do pulmão - pleura, e coração - pericárdio)

7- Alterações renais (presença de proteínas e sedimentos na urina)

8- Alterações neurológicas (anormalidades sem explicações - psicose ou depressão) Critérios laboratoriais:

9- Anormalidades hematológicas (baixa contagem de células brancas - leucopenia, ou plaquetas - trombocitopenia, ou anemia causada por anticorpos contra células vermelhas - anemia hemolítica)

10- Anormalidades imunológicas - (células LE, ou anticorpos anti-DNA, ou anticorpos SM positivos, ou teste falso-positivo para sífilis)

11- Fator antinúcleo positivo (FAN).



2 comentários: