Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Icterícia neonatal


A icterícia neonatal é uma alteração fisiológica, isto é, normal, na coloração da pele e branco dos olhos dos recém-nascidos, deixando o bebê amarelado.
A cor amarelada do bebê acontece pelo excesso de bilirrubina no sangue, pigmento de cor amarelada, produzido normalmente pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. O excesso acontece pela dificuldade do fígado em capturar toda a quantidade de bilirrubina produzida, acumulando no sangue. A cor amarelada aparece no segundo ou terceiro dia de vida primeiramente no rosto, depois vai aumentando para tórax, abdome e finalmente as pernas. As fezes e urina permanecem com coloração normal.
O aumento da bilirrubina acima de certos limites pode acumular-se no cérebro trazendo danos irreversíveis ao sistema nervoso, prejudicando o desenvolvimento do bebê. A grande chance de isso ocorrer será se a mamãe não procurar um médico quando o amarelão do bebê for muito intenso ou em prematuros muito graves.
O banho de sol pela manhã ou a tardezinha é muito importante, pois a luz ajuda na eliminação da bilirrubina.

Tipos de icterícia:


♦ Icterícia por incompatibilidade de grupo sanguíneo: É a forma mais grave e aparece logo no primeiro dia de vida. Acontece quando a mãe tem anticorpos que destroem as hemácias produzindo bilirrubina, ocasionando a icterícia.

♦ Icterícia Fisiológica (normal): Devida a característica própria do bebê que leva a um metabolismo lento da bilirrubina.

♦ Icterícia por prematuridade: Ocorre em bebês prematuros, pois eles levam muito tempo para conseguir excretar a bilirrubina.

♦ Icterícia do leite materno: Causada por substancias que reduzem a secreção intestinal da bilirrubina

Nenhum comentário:

Postar um comentário