Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

sábado, 13 de março de 2010

Psoríase

A psoríase é uma doença da pele bastante freqüente. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. Sua causa é desconhecida. Fenômenos emocionais são freqüentemente relacionados com o seu surgimento ou sua agravação, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.

As localizações mais freqüentes são os cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco.
Pode apresentar-se de várias maneiras:

Psoríase eritrodérmica: Toda a pele está comprometida;

Psoríase em placas: Caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas e descamativas na pele, bem limitadas e de evolução crônica. Em geral, se apresenta com poucas lesões, mas, em alguns casos, estas podem ser numerosas e atingir grandes áreas do corpo;

Psoríase ungueal: Menos comum, com lesões apenas nas unhas;

Psoríase pustulosa: Com formação de pústulas principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés e a artrite psoriásica que, mais comum nos dedos das mãos, caracteriza-se por inflamação articular que pode causar até a destruição da articulação.
Psoríase gutata: Com surgimento eruptivo de pequenas lesões circulares (em gotas), freqüentemente associadas com infecções de garganta.

Diagnóstico: É geralmente clínico, mas pode ser confirmado por uma biópsia, que revelará um quadro bem característico.
Tratamento: Vai depender do quadro clínico apresentado, podendo variar desde a simples aplicação de medicações tópicas nos casos mais brandos até tratamentos mais complexos para os casos mais graves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário