Powered By Blogger

Futuras Enfermeiras

Minha foto
Ceará, Brazil
Ana Caroline,Joana Darc, Nivia Maria e Renata Miranda. Somos acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte - CE.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Baropodometria

A forma errada de pisar pode trazer sérias consequências para todo o corpo. Os desvios posturais e problemas no joelho são alguns desses problemas.
"Com a baropodometria é possivel aferir as pressões plantares mostrando se o pé do paciente é cavo, plano, pronado, supinado, valgo ou varo, além de verificar se o apoio do paciente é mais anterior, posterior, mais para o lado esquerdo ou direito e se tem outras disfunções posturais que repercutem na pisada" afirma o fisioterapeuta Góes Neto.
Alterações na pisada acontecem com frequência em todas as idades. Por isso é tão importante passar por uma criteriosa avaliação fisica, para que o diagnóstico seja preciso, identificando a causa de dores de coluna e outras articulações. após o diagnóstico é confeccionada uma palmilha ortopedica-postural que vai ajustar a pisada, diminuindo o incômodo e as dores, proporcionando, assim, maior qualidade de vida para o paciente. Estas palmilhas são feitas por um fisioterapeuta e éindividual para cada paciente, depedendo de suas necessidades.
Muitos atletas fazem uso, dependendo da sua modalidade esportiva, seja ela corrida, futebol, tênis, volei ou até mesmo caminhadas. Para cada modalidade existe uma necessidade diferente de movimento e também de absorção de impacto no pé. Cada caso é estudado tanto com a baropodometria como por avaliações posturais atraves de fotografias e uma avaliação osteopática.

Fonte: Diário do Nordeste, Maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário